Pesquisa qualitativa: conceito e características de abordagem qualitativa
Preencha o formulário agora e torne-se a sua melhor versão na escrita!
Entenda o que é pesquisa qualitativa e quantitativa
De acordo com a Wikipedia, uma pesquisa é:
um processo sistemático para a construção do conhecimento humano, gerando novos conhecimentos, podendo também desenvolver, colaborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente.
A abordagem qualitativa de pesquisa é uma opção para quando não se tem tantos dados disponíveis para trabalhar. Em um estudo qualitativo se da destaque para a análise das informações, já que a amostra disponível é menor. Se você está em dúvida sobre os tipos de pesquisa qualitativa e se é essa a abordagem ideal para o seu estudo, pode sempre consultar uma pesquisa qualitativa exemplo em um tema semelhante para ter uma visão mais concreta de como isso é feito.
Para se realizar uma pesquisa, é importante saber quais serão os dados que o auxiliarão a demonstrar seus argumentos e chegar às conclusões esperadas. Para isso,
É comum que sejam realizadas coletas específicas, sejam elas quantitativas ou qualitativas.
Vamos avaliar na tabela abaixo as principais diferenças entre elas:
Pesquisas | Descrição |
Qualitativa | Na pesquisa de caráter qualitativa, o que vale é a qualidade das informações e a interpretação que se dá a elas. Os dados costumam ser mais subjetivos e pautados em uma opinião, fornecidos a partir de uma questão aberta realizada por um entrevistador ou por um formulário respondido diretamente pelo entrevistado.
Exemplo de pesquisa qualitativa: compreender o que está por trás da decisão de consumo das mulheres acima de 50 anos da cidade do Rio de Janeiro. |
Quantitativa | Aqui, se dá maior importância para os valores, as quantidades e os números referentes a um determinado público ou população.
Ex: avaliar quanto cada mulher acima de 50 anos da cidade do Rio de Janeiro gasta com cosméticos por mês. |
Quais os tipos de pesquisa qualitativa
Entrevista é uma forma de realizar pesquisa qualitativa. Fonte: unsplash.com
Por conta da multiplicidade de objetivos e de temas para os quais uma pesquisa qualitativa pode ser utilizada, é também possível encontrar inúmeras técnicas de coleta de dados, a partir de metodologias e abordagens diferentes.
Pode ser feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa, pesquisa empírica qualitativa, pesquisa de campo qualitativa, entre outras. A diferença entre elas é significativa, vamos agora conhecer algumas características da pesquisa qualitativa em diferentes abordagens:
Formulários | São uma maneira de aplicar uma pesquisa exploratória qualitativa. Consiste em uma série de questões cujas respostas podem auxiliar a extrair informações de um determinado grupo social. Podem ser realizados em formato analógico (em papel) e em formato digital, cada vez mais frequentes. Não requer a presença de um entrevistador, o que torna a sua execução mais simplificada; no entanto, como ponto negativo, podemos dizer que muitas pessoas não se sentem impelidas a responder, seja por falta de vontade ou de tempo. Um exemplo seria o formulário de satisfação de um hóspede após uma estadia em um hotel. |
Entrevistas | São uma maneira de aplicar uma pesquisa qualitativa descritiva. Assemelha-se ao formulário por apresentar perguntas qualitativas sobre um determinado tema, mas diferencia-se pelo fato de que elas são realizadas por um terceiro, seja um profissional contratado apenas para conduzir a entrevista ou os pesquisadores em si. As perguntas normalmente são mais abertas e cabe ao entrevistador coletar todas as respostas dadas, inclusive algumas percepções e detalhes do ponto de vista comportamental. Ex: avaliar a relação de pais e filhos com relação ao uso dos smartphones. |
Histórias orais | Também são uma maneira de aplicar uma pesquisa qualitativa descritiva. Neste método, o pesquisador faz um registro de todos os tipos de observação a partir da fala e comportamento do entrevistado. Idealmente é que a entrevista seja realizada pessoalmente, sem restrição de horário e que o entrevistador adquira a confiança do entrevistado. A ideia é que se aproveite todo o material fornecido na entrevista para a construção de um saber específico sobre uma pessoa ou grupo. Exemplo: depoimentos de mulheres vítimas de violência física por parte de seus maridos. |
Focus Group | Também são um método de pesquisa qualitativa exploratória. Diz respeito à criação de times pequenos (de 8 a 15 pessoas), por parte de moderadores que conduzirão uma atividade, no qual são observados os comportamentos desses convidados a partir de algumas atividades ou perguntas realizadas. Exemplo: avaliação de uma nova linha de cereais matinais por parte de crianças de 5 a 10 anos. |
Como fazer uma pesquisa qualitativa
Estabeleça prazos e datas para cada uma etapa de pesquisa qualitativa. Fonte: unsplash.com
Para fazer uma pesquisa qualitativa, é necessário que o pesquisador siga alguns passos importantes, como forma de encontrar resultados qualitativos satisfatórios ao fim do processo. Conheça cada um deles a partir da lista abaixo:
- Conheça a fundo o tema da sua pesquisa e interprete utilizando pensamento científico qual a melhor forma de encontrar os seus dados.
- Uma vez definido que você fará uma pesquisa qualitativa ao invés de uma pesquisa quantitativa, escolha o melhor método de observação da realidade e de coleta de dados.
- Enumere todas as principais etapas desse processo em uma planilha e estabeleça prazos e datas para cada uma delas.
- Defina os detalhes da metodologia a ser aplicada: definição de público, criação de formulários ou grupos, grupos envolvidos, maneiras de avaliação dos dados.
- Procure compreender o fenômeno com atenção em relação ao aspecto qualitativo, interpretando as relações entre os dados e administrando possíveis problemas.
- Avalie a necessidade de novas coletas e escolha a forma de exposição dos dados, prezando pela objetividade e clareza.
Dicas para fazer uma boa pesquisa qualitativa
Para que você faça uma coleta de dados que consiga exprimir corretamente o seu fenômeno estudado, colaborando para a expansão do saber científico, é importante que a estratégia da sua investigação seja desenhada de forma planejada, consciente e organizada. Além disso, elencamos na tabela abaixo algumas dicas para que esse processo se encaminhe da melhor maneira possível.
O que fazer | O que não fazer |
|
|
|
|
|
|
|
|
Vídeo explicando a pesquisa qualitativa e quantitativa